Prefeitura municipal de Santo Estevão

Notícias

Publicada em 19 de Setembro de 2016 ás 08:48:32

Prevenção do câncer de colo de útero foi tema de capacitação da SESAU

 Na última sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizou um curso de aperfeiçoamento para a prevenção do câncer de colo de útero no município. O evento reuniu médicos e enfermeiros da Atenção Básica e foi ministrado pela Dra. Márcia Suely, diretora médica do Hospital da Mulher e coordenadora da residência de ginecologia e obstetrícia do Hospital Clériston Andrade.

“O câncer de colo do útero é prevenível e sua detecção precoce é a principal estratégia indicada para o controle da doença. O encontro de hoje foi muito produtivo, pois, além dos conhecimentos adquiridos, proporcionou troca de experiências entre os profissionais envolvidos”, disse Suely.

Embora seja evitável, o câncer de colo de útero está entre os tipos mais comuns da doença em mulheres por todo o mundo, conforme revela a Organização Mundial da Saúde. O papilomavírus humano (HPV), transmitido por via sexual, é o principal responsável pelo surgimento desse tipo de câncer. As mulheres que possuem entre 25 e 64 anos devem realizar anualmente o exame citopatológico do colo uterino (exame Papanicolau), através do qual é possível detectar a doença ainda em sua fase inicial.

As informações são da ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Estevão.

 

 

Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação

Leia Também

 

Prefeitura Municipal de Santo Estêvão - Todos os direitos reservados
Pra a Sete de Setembro, 548 - Centro - Santo Estêvão - Bahia - Brasil
Tel: (75) 3245-1061 | E-mail: ascom@pmse.ba.gov.br